Fibra

Quem somos?

  • Somos uma associação de amigos que acredita no poder transformador da Educação. Não temos qualquer vinculação com organizações de governo, políticas ou religiosas. Utilizamos todos os recursos recebidos pelas contribuições mensais de nossos associados diretamente nas atividades de educação, sem qualquer overhead ou despesas administrativas exceto o pagamento do contador.
  • Realizamos um projeto estimulante, buscando desenvolver nos alunos a capacidade e o desejo de aprender sempre, e desenvolver suas aptidões.
  • Começamos nossas atividades na Comunidade do Vidigal, no Rio, em 1995. De lá fomos para a Comunidade do Povoado das Canoas, na Estrada das Canoas, onde apoiamos a implantação da creche-escola Tia Maura de ensino em tempo integral para 250 crianças. Após 12 anos nessa Comunidade, desenvolvemos na Rocinha um projeto de reforço escolar para alunos da sexta à nona série por um período de seis anos. A partir de Fevereiro de 2018, transferimos nossas atividades para o município de Queimados, na Baixada Fluminense.
  • Entretanto, com a pandemia do Covid, nossas aulas passaram a ser online, dando origem à nova fase atual de ensino à distância, para alunos do sexto ao nono ano de escolas públicas de todo o país.
  • Hoje a Fibra já atende a cerca de 100 alunos, residentes em mais de 52 municípios espalhados em 19 estados do país.

Como atuamos?

  • Oferecemos aos nossos alunos cursos gratuitos e sessões de orientação online, de português, matemática e inglês, com professores ao vivo, para tirar dúvidas sobre as matérias estudadas.
  • Através de monitorias, reforço escolar e outras atividades, fornecemos aos alunos a oportunidade de aprender não só o conteúdo necessário, mas também a terem desejo e prazer por estudar.

Vejam quem está sempre pronto para ouvir nossos associados, professores, pais e alunos:

Antonio Bogado

Diretor geral

Antonio Bogado é engenheiro e pesquisador da COPPE/UFRJ. Dedica-se ao projeto desde o seu início. Acredita na boa vontade de todos para que as grandes injustiças sociais de nosso país acabem. Acha, contudo, que isto demora a acontecer por falta de mais projetos transformadores, mobilizadores e, sobretudo, confiáveis. “Esta é exatamente a proposta da Fibra, uma organização voltada para a educação de jovens de comunidade, que atua de forma transparente e possibilita a todos os seus associados acompanhar permanetemente os resultados de suas contribuições”.

Sergio Henrique

Diretor financeiro

Sergio Henrique é engenheiro eletricista e de sistemas. Trabalhou mais de trinta anos como pesquisador, desenvolvendo modelos matemáticos e computacionais. Sempre se dedicou também a projetos sociais, tendo sido professor de uma escola noturna no Largo do Boiadeiro, na Rocinha, nos anos 70. Ajudou a fundar a FIBRA para ajudar jovens com fibra. Acredita que projetos educacionais transformadores como esse podem revelar novos pesquisadores, criativos e talentosos, de quem o Brasil tanto necessita. E para bons projetos, com bons resultados, nunca faltarão os indispensáveis recursos financeiros.

Flavia Nadalutti

Diretora de comunicação social

Flavia Nadalutti é Arquiteta e tem duas especializações:

Marketing pela FGV RJ e Meio Ambiente pela COPPE UFRJ.

Atua na área de Comunicação Social, Visual e Marketing da Fibra. Foi uma excelente nadadora brasileira, especialista nos estilos borboleta e medley e representou o Brasil e, várias competições internacionais.

“Acho a Fibra online espetacular por promover cursos e aulas gratuitas para alunos de qualquer lugar do Brasil que queiram aprender mais.”

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de nossas atividades!

Gostaria de contribuir? Seja um associado!